sábado, 12 de março de 2016

Origem da Língua de Sinais no Brasil

As línguas de sinais são diferentes no mundo todo e estão na modalidade gestual visual.  Não se sabe ao certo a sua origem, mas o seu uso começou aproximadamente em 1760 em Paris, na França, onde um abade chamado L’Epée fundou a primeira escola para surdos, o Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris. Com isso houve um crescimento de profissionais surdos e ouvintes , e estes espalharam pelo mundo o uso da Língua de Sinais.

Em 1855, Eduard Huet, um educador francês que ficou surdo aos 12 anos em consequência de sarampo, veio ao Brasil a convite de D. Pedro II, e inaugurou no Rio de Janeiro, a primeira escola para meninos surdos do país, que era chamada de Imperial Instituto de Surdos Mudos, hoje conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) pela Lei nº 839, de 26 de setembro de 1857.

A partir da fundação dessa escola, os surdos brasileiros criaram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que resultou da mistura da Língua de Sinais Francesa com as formas de comunicação  já utilizados pelos surdos de todo o país. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário