domingo, 13 de março de 2016

Língua Materna



Você sabe o que é língua materna?

   Língua materna, também chamada de língua nativa ou mãe, é a primeira língua que uma criança aprende. Geralmente é aquela corresponde ao grupo étnico-linguístico com que o indivíduo se identifica culturalmente.

   A língua materna dá-se como princípio cognitivo de um indivíduo, e a aprendizagem de uma segunda língua só é possível quando já existe uma base cognitiva desenvolvida no cérebro do indivíduo.

   Uma criança ouvinte, geralmente, irá aderir a língua falada por seus pais como língua mãe. A criança surda precisará desenvolver uma interação com a família por meio de sinais, principalmente se os familiares forem todos ouvintes. Inicialmente uma criança surda começa a sua comunicação com pequenos sinais, basicamente apontados para o seu objetivo. Posteriormente a comunicação desenvolve-se para leitura labial, aprendizado da língua dos sinais propriamente dita e, se possível, implantes/aparelhos auditivos.


   É importante lembrar que a maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes, não sendo expostas à língua gestual do seu país nem, tendo possibilidades de acesso natural à língua oral dos pais. Apesar de necessária para a vida do surdo, ele nunca conseguirá dominar perfeitamente a língua oral, nem conseguirá que ela sirva à todas as suas necessidades, dessa forma a mesma não poderá ser considerada sua língua materna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário